O que é Economia Circular e os benefícios para área digital

Equipe Huntag

O atual o modelo da “economia linear”, onde se fabrica e/ou utiliza um recurso e esse é descartado, já está começando a perder espaço para a Economia Circular. Que utiliza do conceito de reutilização, redução, recuperação e reciclagem de materiais e bens de consumo.

Com ao crescimento populacional e o avanço industrial, o planeta está sofrendo um grande colapso ambiental, que se não houver mudanças nos hábitos de consumo e em todos os setores da economia, o efeito sobre a Terra poderá ser irreversível.

A Economia Circular promove um modelo econômico reorganizado, vai além das ações de gestão de resíduos e reciclagem. Ela redesenha processos, aumenta eficiência e desenvolve novos modelos de negócios.

Aparelhos elétricos, por exemplo, podem ganhar um novo ciclo de vida. Como é o caso da furadeira, que na economia linear ela é adquirida muitas vezes para sanar apenas uma dor, de pendurar um quadro na parede e depois se torna obsoleta. Na Economia Circular, ela ganha um novo destino e poderá ser alugada para fazer apenas uma tarefa.

Mas o que a Economia Circular tem a ver com o ambiente digital?

Com o avanço da tecnologia e o crescimento das informações, o mundo digital nos obrigou a sermos mais dinâmicos e ágeis em nossos processos.

Para isso é preciso manter um ambiente organizado e adotar métodos de produção digital que auxiliem no dia-a-dia.

A Economia Circular, que se baseia em Criar, Entregar, Preservar, Gerenciar e Reutilizar, acaba gerando um novo ciclo econômico de produção, tornando os projetos mais rentáveis e as equipes mais eficientes, se preocupando com tarefas mais complexas.

A cultura de reaproveitamento significa ganho de produtividade e faz com que as pessoas tenham contato com outros projetos e arquivos, incentivando a criatividade e colaboração entre as pessoas.

Empresas que não trabalham com uma cultura colaborativa desperdiçam tempo e dinheiro, geram duplicidade de trabalho e refazem muitas coisas.

Segundo pesquisas do IDC, é possível reduzir em 28% o custo de criação de materiais digitais eliminando esforços duplicados, reduzindo o número de materiais que são criados, mas nunca usados e melhorando a reutilização desses arquivos.

Sem contar a economia do esforço físico aplicado, nos aspectos humano e estruturais, como economia de energia e maquinário (computadores).

Como aplicar a Economia Circular digital

A Economia Circular, no âmbito digital, é um modelo focado na manutenção do valor de um projeto e/ou arquivos digitais durante o maior período de tempo possível no ciclo econômico.

Duas em cada três empresas, perdem dinheiro com produções duplicadas e retrabalho.

Departamentos de comunicação, marketing e agências de publicidade, por exemplo, trabalham com constantes criações de documentos e materiais digitais relacionados à empresa e projetos, que geram um grande volume de informações e conteúdos que necessitam de cuidados especiais.

Para aplicar esse conceito, existem duas formas: buscar eficiência na comunicação entre as pessoas e equipes, e organizar de forma simples os processos de produção digital.

Sabemos que não é uma tarefa fácil, atualmente o que mais impacta a produtividade nas empresas é a falta de uma boa comunicação e organização adequada.

Para tornar esse processo simples, existem ferramentas de organização e gerenciamento de materiais digitais, como a Huntag, que auxiliam e tornam sua vida muito mais fácil.

Por isso, a aplicação dela trás os seguintes benefícios:

  • O reaproveitamento de recursos gera economia de dinheiro;
  • Compartilhar os materiais produzidos entre as equipes, economiza tempo de produção que é igual economia de tempo e dinheiro.
  • Ter um ambiente colaborativo de ideias e inspirações, gera criatividade entre os colegas de trabalho;
Conclusão

A Economia Circular vem como um conceito operacional no caminho para a mudança de paradigma. Sair do processo linear, produção e eliminação, é uma tarefa desafiadora para as empresas, mas que é necessário tendo em vista os problemas ambientais e sociais do atual modelo econômico.

A tecnologia vem auxiliar nesse desafio, através de sistemas que automatizam processos, geram informações e organizam as produções industriais e serviços.

Para departamentos de comunicação interna, marketing, agências de publicidade, produtoras de treinamentos e setores educacionais, que trabalham com alto volume de produção de conteúdos digitais, o caminho é o mesmo! Criar a cultura de colaboração criativa e pensar no reaproveitamento como forma de reduzir custos e melhorar processos, tornará o mercado ágil e competitivo.

Quer otimizar e simplificar seus processos, através da Economia Circular na sua área de marketing e comunicação? Entre em contato com a gente agora!

Envie um e-mail para: contato@huntag.com.br ou através do nosso formulário.

Vem com a gente!

Let’s hunt, let’s tag!

More great articles

Banco de Imagens

Banco de imagens: crie seu próprio acervo e evite conteúdos que todo mundo tem!

Utilizar imagens é indispensável dentro das estratégias de marca e marketing e, por isso, o banco de imagens é grande…

Read Story
digital asset management

Digital Asset Management: quais são os principais benefícios?

Se muitos arquivos de mídia, imagens, conteúdos, vídeos e os componentes digitais fazem parte de sua rotina você precisa conhecer…

Read Story
Organização de Imagens

Veja como criar uma plataforma de organização de imagens para sua marca

Cada vez mais as áreas de marketing, comunicação interna e externa, e e-commerce geram uma imensidade de conteúdos relacionados às…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Open Sidebar Open Sidebar
    Arrow-up