trabalho remoto

Trabalho remoto: sua empresa está realmente se saindo bem nessa modalidade?

Equipe Huntag

O trabalho remoto, que antes era benefício de apenas algumas pessoas e empresas, se tornou uma modalidade comum no país. Mesmo com a retomada das atividades de muitos negócios, esse é um modelo que tende a ficar e se instalar de vez em diversas organizações e setores.

De acordo com a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de home office no último ano no Brasil. Quanto ao futuro, para 32% dos executivos, a modalidade será com certeza mantida, enquanto outros 45% já avaliam a possibilidade.

Apesar de números expressivos, o home office foi imposto graças a uma crise sanitária, como forma de contenção de riscos e não foi necessariamente planejado e estruturado em muitos locais.

Mesmo que o tempo tenha passado e as empresas tenham se estruturado, muitas ainda sofrem com problemas de comunicação, feedbacks, trocas e acompanhamento de gestão e resultados de fato.

Olhando para seu negócio hoje, o quanto você acha que essa modalidade está dando certo? O quanto seus times estão performando e a gestão fazendo acompanhamento? É importante refletir sobre essas questões para aperfeiçoar as estratégias e tornar o trabalho ainda mais assertivo.

Pensando nisso, reunimos alguns pontos importantes para você olhar para seus times e seus processos. Acompanhe!

 

Trabalho remoto: benefícios e desafios

O trabalho remoto não era comum em muitos setores e mesmo que ele não se mantenha 100%, a tendência é que o modelo híbrido passe também a ser muito adotado, ou seja, com o revezamento de colaboradores entre trabalho presencial e home office.

Se no ano passado as grandes dificuldades eram adaptar ferramentas, horários e formas de trabalho à distância, com o tempo muito já foi acertado e os benefícios desse modelo são notados cada vez mais.

Porém, assim como qualquer estrutura, o home office não é livre de desafios e é preciso que os colaboradores e gestores saibam lidar com algumas adversidades que possam surgir nesse caminho.

Ao adotar o trabalho remoto, a empresa e colaborador podem notar benefícios, como:

  • Redução de custos;
  • Redução de tempo gasto entre casa e empresa;
  • Maior confiança entre gestores e equipe;
  • Aumento de bem-estar da equipe;
  • Fomento para autonomia para os colaboradores;
  • Aumento de produtividade.

Por outro lado, o modelo de trabalho remoto pode oferecer também alguns desafios, como:

  • Falta de entrosamento entre os times;
  • Dificuldades de gestão;
  • Diminuição do engajamento e motivação;
  • Falta de trocas sociais proporcionadas pelo ambiente de trabalho;
  • Dificuldade em se desligar do trabalho.

É importante entender se o negócio está notando mais desafios ou benefícios e refletir se de fato a empresa já está preparada e completa para o home office ou se é preciso investir em mais ações e estratégias.

 

Como saber se meu negócio está se saindo bem nessa modalidade?

Alguns aspectos são cruciais de serem observados nessa troca à distância com seus colaboradores e no que eles entregam de resultados. É importante olhar para pontos como engajamento, motivação, comunicação e troca de informações para entender como o conjunto afeta seus profissionais e times.

 

Comunicação

Não estar do lado dos colegas para tirar dúvidas, trocar ideias, gerar insights e produzir pode gerar perdas ao trabalho e a comunicação é um dos pontos cruciais para um bom funcionamento e rendimento do trabalho remoto.

Olhando para isso, como está a comunicação entre todos do seu time? Quando falamos em comunicação é importante olhar para todos os pontos, seja de colaborador para colaborador, gestão e liderança, RH, equipes e todas as outras possibilidades.

As pessoas na sua empresa estão recebendo as mesmas informações e as trocas estão se mantendo ou alguns profissionais se “sentem perdidos” e mais distantes do negócio?

Os times se comunicam, sabem quais são as tarefas uns dos outros e fazem trocas? É preciso mapear cada parte da jornada do seu colaborador para entender se a comunicação está fluindo em cada uma delas.

Se a comunicação não está fluindo, é preciso acender um alerta, afinal, esse é um grande problema que não pode ser resolvido depois dentro de um modelo de trabalho, seja remoto ou presencial.

 

Acompanhamento dos trabalhos

Como a gestão está acompanhando o trabalho? É importante entender que acompanhar o trabalho remoto não é ficar o tempo todo ligando ou mandando mensagens para os colaboradores para “vigiá-los”, mas sim ter objetivos e alinhamentos definidos para que as dúvidas sejam sanadas e os resultados entregues.

É interessante agendar reuniões periódicas com sua equipe, dessa forma, você será capaz de verificar os projetos em andamento, garantirá que as tarefas estão ocorrendo de maneira correta e poderá falar sobre os próximos passos a serem dados.

Ao trabalhar em home office as reuniões passam a ter mais importância e é preciso que elas tenham objetivos e abordem todos os pontos necessários para que não se tornem tempos perdidos.

Ter calendários definidos para esses encontros, sejam em grupos ou individuais, é essencial para que o trabalho corra da melhor forma e para que as pessoas não se sintam distantes dos times e das lideranças.

 

Feedback

Muito se espera que o colaborador esteja disponível para a empresa em seu momento de trabalho no home office, mas o quanto os líderes e gestão estão prontos para o profissional?

Mais do que nunca, é preciso dar feedbacks claros sobre erros e acertos para que o colaborador se mantenha engajado em sua função.

Para que esses feedbacks sejam passados, é preciso que os gestores acompanhem métricas individuais e em grupos para que possam ter dados sobre os trabalhos desempenhados.

É importante que exista uma comunicação clara e que o colaborador tenha possibilidade de falar e dar seus feedbacks sobre lideranças e empresa para expor suas dificuldades ou pontos positivos.

Dar feedback deve ser rotina das empresas e se a sua ainda não olha para isso, é preciso reconsiderar o sucesso de sua gestão.

 

Capacitação e desenvolvimento

Promover capacitação é essencial, mais ainda em trabalho remoto, afinal, funcionários capacitados diminuem erros e se sentem mais seguros e motivados a desempenharem suas funções, independentemente de onde ele esteja para realizar o seu trabalho.

Fomente ações educacionais, promova treinamentos online e capacite o seu colaborador para o novo modelo adotado.

Mais do que fornecer materiais educativos sobre ferramentas e técnicas, vale a pena estudar a viabilidade de treinamentos comportamentais e que desenvolvam outras habilidades, como liderança, gerenciamento de tempo, autonomia, entre outros.

 

Organização e gestão de conteúdos

Os conteúdos são essenciais para as estratégias da empresa e, em um momento em que as pessoas estão distantes, é ainda mais preciso ter organização para que todos possam encontrar seus ativos digitais para suas funções.

Imagine que todo dia o time de marketing recebe diversas demandas de toda a empresa perguntando sobre onde estão os vídeos e imagens. Além do grande tempo perdido, cria-se diversos canais e níveis de comunicação que ficam perdidos dentro da organização.

É preciso que exista organização, acesso correto, regras e estruturas para que todos possam encontrar tudo o que precisam de forma rápida e assertiva para seu desenvolvimento.

O passo necessário para que os conteúdos estejam adequados, estruturados e disponíveis para todos no negócio é a gestão de conteúdos.

Esse é o processo que envolve planejamento, criação, revisão, publicação, promoção, mensuração e hospedagem de conteúdo, quaisquer que sejam eles dentro das necessidades da marca.

Quando falamos em gestão de conteúdos é uma estratégia que vai muito além de criar pastas compartilhadas ou listas com palavras-chave para cada conteúdo para que ele seja encontrado, mas trata-se de olhar para organização e facilidades para todos os componentes das equipes para que eles conversem entre si.

Olhar para essa estratégia é crucial, afinal, cada vez mais crescem as demandas digitais e é preciso que elas tenham estruturas para que as empresas aumentem produtividade, reduzam retrabalho e façam com que seus conteúdos sejam de fato estratégicos no negócio.

 

Ferramentas

Seja para organização de trabalho, comunicação, treinamento e desenvolvimento, engajamento e organização e gestão de conteúdos, é preciso ter ferramentas disponíveis para seu colaborador.

Defina o que faz sentido para seu negócio e incentive que todos os colaboradores façam uso do que é disponibilizado para que todos estejam na mesma página dentro de suas funções.

As ferramentas são essenciais para que todos tenham visualização sobre as atualizações dos processos, novidades da empresa, comunicados e tantas outras necessidades. Se seu negócio não investiu nelas para a realização do trabalho remoto é hora de refletir e iniciar suas implementações.

Citamos alguns tópicos importantes de serem visualizados dentro de um negócio para que exista maior visão sobre o que tem dado certo ou não em seu trabalho remoto.

Lembre-se que essa modalidade é muito mais do que permitir que os colaboradores fiquem em casa, mas é necessário estratégia e estrutura para que eles possam produzir e performar tão bem – ou até melhores – do que no ambiente organizacional.

Refletir sobre todos os pontos que abordamos é um primeiro passo para que você entenda suas necessidades, jornada e objetivos e perceba em quais pontos é preciso atenção para melhorias e resultados mais estratégicos.

Aproveite para saber um pouco mais sobre a importância de olhar para diversas pontas do trabalho remoto e saiba mais sobre uma delas: como gerenciar seus conteúdos e qual a importância de  ter ferramentas para essa ação!

Siga-nos nas redes sociais! 😉

More great articles

digital asset management

Digital Asset Management: quais são os principais benefícios?

Se muitos arquivos de mídia, imagens, conteúdos, vídeos e os componentes digitais fazem parte de sua rotina você precisa conhecer…

Read Story

Aplicativos e ferramentas que auxiliam sua área de marketing

Separamos alguns aplicativos e ferramentas que auxiliaram na criatividade e produtividade no momento de produzir conteúdos para a área de…

Read Story

Organização de arquivos com Folderless: menos é mais!

Há bem pouco tempo, a organização de arquivos era feita fisicamente por muitas empresas. Eram salas com incontáveis gaveteiros lotados…

Read Story

Fique por dentro!

Novidades e conteúdos sobre Comunicação, Marketing e como podemos te auxiliar. Não enviaremos Spam.

    Arrow-up